Teixeira foi premiada na II mostra Paraíba aqui tem SUS.

Aconteceu no último dia 12 de julho na UEPB campus VII, na cidade de Patos a II mostra Paraíba aqui tem SUS: Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária.

Nosso município representado pela secretária de saúde, Larissa Lira e pelo assistente social, Samuel Lopes, teve grande representatividade e premiação. Teixeira ficou com o segundo lugar com a Melhor Experiência do Eixo Temático Vigilância em Saúde:

2º lugar - Efetivação do controle social no processo de elaboração e implementação do Plano Municipal de Saúde como instrumento estratégico na gestão da Política Municipal de Saúde do município de Teixeira - Samuel Lopes dos Santos do município de Teixeira.

O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e propõe dar visibilidade às experiências exitosas no âmbito da saúde pública. O objetivo da mostra, além de divulgar experiências da Atenção Primária com a Vigilância em Saúde, é proporcionar um espaço em que os municípios, profissionais da saúde e gerências regionais possam trocar experiências na perspectiva de qualificação e organização da rede e qualificação do cuidado. Na ocasião, serão premiados os três melhores trabalhos avaliados nas categorias “Melhor Experiência por Macrorregião” e “Melhor Experiência por Eixo Temático”.

Como premiação, será oferecida a inscrição, além da hospedagem, para os apresentadores dos trabalhos vencedores para participação e apresentação do mesmo no III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba em agosto. As experiências ganhadoras também terão seus trabalhos publicados nos Anais da Revista Científica da Faculdade Santa Maria.

Na sexta, a Mostra da 3° Macro aconteceu em Patos, para o evento, 24 trabalhos foram inscritos, contemplando os municípios de Catingueira, Condado, Mãe D’Água, Patos, Santa Luzia, Teixeira, Aguiar, Coremas, Nova Olinda, Santa Inês, Santa dos Garrotes, São José de Caiana, Serra Grande e Princesa Isabel.

Eixo temático 1 (Atenção Básica) - Saúde da mulher; Saúde da Criança; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Práticas Integrativas e Complementares; Academia da Saúde; Programa de Tabagismo; Saúde Bucal; Ações de enfrentamento às Doenças Crônicas, com ênfase em Hipertensão e Diabetes; Outros (Sistema de informação, gestão em saúde, integração da Atenção Primária com Atenção Especializada).

Eixo temático 2 (Vigilância em Saúde) - Arboviroses; Cobertura vacinal; Hanseníase; Tuberculose; HIV/AIDS; Sífilis; Hepatites Virais; Mortalidade materna e infantil (comum aos dois eixos); Doenças Crônicas; Acidentes e Violência; Vigilância Ambiental; Qualidade da água para consumo humano; Outros (Sistema de informação, gestão em saúde, integração da vigilância em saúde com a atenção especializada).

Secom