Início Notícias Geral CARNAVAL SEGURO É LONGE DAS "IST": JÁ OUVIU FALAR EM PAPILOMA VÍRUS HUMANO? SAIBA MAIS NESSE INFORMATIVO
CARNAVAL SEGURO É LONGE DAS "IST": JÁ OUVIU FALAR EM PAPILOMA VÍRUS HUMANO? SAIBA MAIS NESSE INFORMATIVO
  • Publicado em 18/02/2023 às 11:27

CARNAVAL SEGURO É LONGE DAS "IST": JÁ OUVIU FALAR EM PAPILOMA VÍRUS HUMANO? SAIBA MAIS NESSE INFORMATIVO
HPV, sigla usada para o Papiloma Vírus Humano, e é transmitido principalmente por contato sexual. A maioria das pessoas são infectadas logo após o início da atividade sexual. O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas.
O principal sinal dessa infecção é a presença de verrugas na região genital, tanto na mulher quanto no homem. Em geral, os homens são assintomáticos, mas eles podem apresentar lesões nos genitais.
Uma grande aliada contra o HPV, é a vacina; ela tem como função, prevenir doenças causadas por este vírus, como verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e câncer do colo do útero. Esta vacina é aplicada na forma de injeção, e é oferecida gratuitamente pelo SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos.
A Técnica de Enfermagem, Gerlânia Fragoso, é quem participa hoje do informativo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, produzido pelas Secretarias de Saúde e Comunicação.
PREFEITURA DE TEIXEIRA
“Nossa Cidade é o Povo que faz!”

Notícias