Início Notícias Geral TEIXEIRA É DESTAQUE NO COMBATE À OBESIDADE INFANTIL
TEIXEIRA É DESTAQUE NO COMBATE À OBESIDADE INFANTIL
  • Publicado em 19/08/2023 às 09:28

TEIXEIRA É DESTAQUE NO COMBATE À OBESIDADE INFANTIL
O dia 29 de agosto é uma data celebrada de forma especial em Teixeira, afinal é neste dia em que se comemora a emancipação política do município, porém este ano o teixeirense tem ainda mais motivos para comemorar, tendo em vista que a cidade foi destaque a nível estadual na última oficina do Programa Proteja, realizada com todos os apoiadores locais do Estado, razão pela qual, no próximo dia 29, Teixeira representará toda a Paraíba no Webinário Nacional.
O Proteja é um programa do Ministério da Saúde, que foi pactuado em nosso município pela atual gestão, em agosto de 2021. Com caráter inovador por ser uma estratégia brasileira intersetorial, tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado e para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças, gestantes e adolescentes. As ações do programa são implementadas contando com a participação dos diversos gestores e articulação local, como as secretarias de: Educação; Saúde; Desenvolvimento Humano; Agricultura, Meio Ambiente; Esporte e de Comunicação.
Atualmente, as atividades do Proteja em Teixeira estão concentradas na promoção da alimentação saudável com atividades de educação nutricional e exercícios físicos, com o profissional, Ivânio José. O Programa também cumpre parâmetros do SUS, desenvolvendo ações na Atenção Primária à Saúde, além de estar presente em diversos outros setores como as escolas.
De acordo com a nutricionista, Maria Helena, coordenadora técnica do programa, agora é hora de colher os primeiros frutos desse trabalho. “Nós estamos orgulhosos em contar com uma gestão comprometida com a implementação de ações como o Proteja. Também estou satisfeita em poder contar com toda a equipe e parceiros no município, que vêm contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento desse trabalho tão importante para a qualidade de vida dos teixeirenses”.
SECOM.
Prefeitura Municipal de Teixeira-PB