GESTÃO INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE A DENGUE EM TEIXEIRA

Do(a) SECOM por SECOM | Publicado em 02/12/2022 às 13:50

GESTÃO INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE A DENGUE EM TEIXEIRA
A chegada das chuvas atemporais do verão, trouxe consigo a oportunidade de armazenar água potável em meio a crise hídrica enfrentada no município, que atualmente tem seu abastecimento realizado em caráter emergencial por meio de carros-pipa. Todavia o aumento da temperatura somado ao número substancial de reservatórios e recipientes com água parada vem agravando consideravelmente a proliferação das larvas do mosquito transmissor das arboviroses e consequentemente elevando os casos positivos de dengue em Teixeira.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, vem reforçando em toda a cidade o combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além do trabalho de prevenção constante, os Agentes de Combate às Endemias, continuam visitando e vistoriando as residências e reservatórios de água, realizando a aplicação de larvicida em pastilha.
Outras ações preventivas envolvendo a comunidade, também estão sendo desenvolvidas, além da visita que os agentes realizam em todos os imóveis para eliminar focos e criadouros, outra equipe segue com um cronograma de atividades educativas voltadas aos alunos das escolas e projetos sociais do município.
“Todo esforço é válido, principalmente se considerarmos os riscos oferecidos pelas arboviroses, que em casos mais graves pode levar a morte. No entanto toda estratégia adotada pode ser ineficaz, se não contarmos com o apoio e cooperação da população, afinal o enfrentamento a ameaças como a COVID-19, ou a Dengue, exigem empenho coletivo de toda sociedade”, externou Luana Lira, Coordenadora Municipal de Vigilância Ambiental.
“Nossa Cidade é o Povo que faz!”