Início Notícias Geral NOTA OFICIAL
NOTA OFICIAL
  • Publicado em 19/05/2021 às 14:41

NOTA OFICIAL
Esclarece a situação da vacinação conforme o último relatório do TCE-PB e a Nota Informativa n. 18 da SES-PB.
A Secretaria de Saúde deste Município se utiliza da presente nota para esclarecer as últimas notícias acerca dos números da vacinação em Teixeira-PB.
No tocante ao recente relatório emitido pelo TCE-PB, importante salientar que, conforme explicação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-PB), os dados de inconsistências informadas pelo Tribunal de Contas do Estado, no processo de vacinação de municípios paraibanos foram divulgados de forma precoce, porque ainda estão brutos. Assim, as “inconsistências podem ser decorrentes de muitos fatores e não necessariamente de irregularidades”, explica a presidente do COSEMS-PB.
Com relação à suposta vacinação de pessoas falecidas ou com o CPF inexistente, esta percepção pode ocorrer por conta de duas situações que em nada se confundem com qualquer anormalidade. A primeira é que o indivíduo pode ter recebido a primeira dose da vacina e falecido antes de receber a outra; a segunda é que para o processo de vacinação é necessário que a pessoa apresente o CPF ou cartão SUS, de modo que quando o CPF está desatualizado o próprio sistema o qualifica como inexistente.
Igualmente, quanto ao fato da Nota Informativa n. 18, de 17 de maio de 2021, da SES/PB informar índices de aplicação da vacina superiores a cem por cento, isto acontece devido à alimentação dos dados em duplicidade, sobretudo no início da campanha, quando se realizavam registros em dois sistemas distintos. Este é um caso tão comum que a própria nota registra em seu item n. 03 a possibilidade desta ocorrência “devido a duplicidade no banco. O qual não permite, ainda, correção nenhuma”.
Ademais, o Município de Teixeira-PB, durante toda a campanha de vacinação, está agindo de forma a prezar pela imediata aplicação das doses disponíveis, visando a mais rápida imunização de toda a sua população para o bem-estar geral.
Enfim, cumpre reafirmar que todos os órgãos da Administração Municipal se encontram sempre à disposição para qualquer informação ou apuração necessária, especialmente quando devidamente solicitada pelo cidadão.
Teixeira-PB, 19 de Maio de 2021.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE