Início Notícias Geral PARTICIPE DA ELABORAÇÃO DA LDO E LOA 2025
PARTICIPE DA ELABORAÇÃO DA LDO E LOA 2025
  • Publicado em 21/03/2024 às 09:18

A Prefeitura Municipal de Teixeira dá início à elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao ano de 2025, e para isso abre o processo de participação popular no planejamento.
Com o questionário que será disponibilizado de 21 a 31 de março de 2024, o teixeirense apresentará sugestões direcionadas aos órgãos municipais e posteriormente apresentadas ao chefe do Executivo para possível inclusão no planejamento orçamentário-financeiro do governo.
A LOA e a LDO são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior eficiência à gestão pública.
ENTENDA UM POUCO MAIS SOBRE A LDO E A LOA
A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o documento que detalha todos os gastos do Poder Executivo para o próximo ano. Na LOA, encontramos a estimativa de receita e a fixação das despesas do governo, divididas por temas como saúde, educação. Além disso, a LOA prevê a arrecadação necessária para executar os gastos planejados, por meio de tributos e impostos.
Já a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é um importante instrumento que orienta a elaboração dos orçamentos fiscais. A LDO estabelece diretrizes para o uso dos recursos públicos no curto prazo, determinando as ações para o ano seguinte. Ela é construída com base no orçamento do ano anterior e visa garantir que as diretrizes sejam discutidas e sancionadas até o meio do ano.
Para participar da consulta, basta acessar o link abaixo e preencher o formulário com suas sugestões.
SECOM
Nossa Cidade é o Povo que faz!